Formação do Rio Uruguai
YouTube Viewers YouTube Viewers
940 subscribers
16,536 views
0

 Published On Dec 2, 2021

O Rio Uruguai é formado da união dos rios Pelotas e Canoas, na divisa entre os municípios de Barracão-RS e Campos Novos-SC. Inicialmente o rio faz a divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, posteriormente, faz a fronteira entre o Brasil e Argentina, por fim, deixa o território brasileiro, passando a fazer a fronteira entre o Uruguai e a Argentina, até encontrar as águas do Rio Paraná na altura da cidade de Nueva Palmira no Uruguai.

Do encontro das águas dos rios Paraná e Uruguai origina-se um imenso estuário conhecido como Río de La Plata, que lança aproximadamente 27.000 metros cúbicos de água por segundo no Oceano Atlântico. O Rio de La Plata é o oitavo rio mais caudaloso do Planeta.

BACIA DO RIO URUGUAI:

Área: 365.000 Km²

Vazão na Foz: 7.100 m³/s

Extensão :

2.270 quilômetros, contabilizados desde a nascente do Rio Canoas.
2.148 quilômetros, contabilizados desde a nascente do Rio Pelotas.
1.700 quilômetros, se contabilizados desde o ponto de união dos rios Canoas e Pelotas, até a foz em Nueva Palmira no Uruguai, isto é, descartando a extensão de um ou outro de seus formadores.

Prefiro usar o critério de extensão total, partindo da nascente mais remota de toda a bacia, até a sua foz. Assim sendo, faço a contagem desde a nascente de seu formador mais extenso, ou seja, desde a nascente do Rio Canoas. Considero assim, a extensão de 2.270 quilômetros para a Bacia do Rio Uruguai.

Esse critério é usado na medição de muitos rios. Por exemplo: O Rio Amazonas só apresenta quase 7.000 quilômetros de extensão, porque é contabilizado a ele no final, toda a extensão dos rios Ucayali e Solimões. Portanto, se fosse considerado na contagem de sua extensão, apenas o trecho que o mesmo recebe o nome de Amazonas, ou seja, após a confluência dos rios Negro e Solimões, e dali até a foz, ele não seria o rio mais extenso do Planeta.

Outro exemplo é o Rio Paraná, ele possui aproximadamente 4.200 quilômetros de extensão, mas tal número, inclui a extensão de seu formador mais extenso, ou seja, o Rio Grande. Caso fosse desconsiderada a extensão do Rio Grande, o Rio Paraná, não chegaria a 2.800 quilômetros de extensão.

Usei os dois exemplos acima, já que, em muitas literaturas, encontram-se registros do Rio Uruguai, com o valor de 1.700 quilômetros de extensão. Não que eles estejam errados, se considerado apenas o trecho em que o curso de água leva o nome Uruguai, porém, se é usado um determinado critério para a medição dos dos rios brasileiros e mundiais, levando em conta a extensão total de toda a bacia, o mesmo critério parece não ter sido observado na Bacia do Rio Uruguai.

FORMADORES:

Rio Pelotas

Nasce a 1.822 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional de São Joaquim-SC, em um lugar chamado Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra; possui uma extensão de 448 quilômetros. Trata-se de um rio serrano, seu vale é cercado de montanhas, seu leito é bastante pedregoso, com diversos rápidos e corredeiras.

Principais afluentes do Pelotas:

Rio das Contas
Rio Pastinho
Rio Silveira
Rio Lava-Tudo
Rio dos Touros
Rio Cerquinha
Rio Pelotinhas
Rio Santana
Rio Passo do Socorro
Rio Lajeado dos Portões
Rio do Frade
Rio Bernardo José
Rio Vacas Gordas
Rio Tigre
Rio Leão
Rio dos Gregórios

Destes os principais são:
Rio Lava-Tudo (187 quilômetros de extensão)
Rio Pelotinhas (124 quilômetros de extensão)
Rio Bernardo José (122 quilômetros de extensão)


Rio Canoas

Nasce a 1.600 metros acima do nível do mar, entre a Serra de Anta Gorda e Boa Vista, próximo as cidades de Anitápolis, Bom Retiro e Santa Rosa de Lima - SC, possui uma extensão de 572 quilômetros. Assim como o Rio Pelotas, também é considerado um rio serrano, de vale montanhoso e leito rochoso, talvez um pouco menos acidentado, se comparado ao vale do Rio Pelotas. Em seu curso superior, apresenta-se como um rio consideravelmente sinuoso, não muito largo, após a confluência do Rio Marombas ele torna-se significativamente mais largo.

Principais Afluentes do Canoas:

Rio Marombas
Rio Caveiras
Rio João Paulo
Rio Ibicuí
Rio Santa Cruz

Destes os principais são:
Rio Caveiras (235 quilômetros de extensão)
Rio Marombas (175 quilômetros de extensão)


FORMADO O RIO URUGUAI

Afluentes que mais se destacam, na ordem do primeiro ao último a desembocar no Rio Uruguai e suas respectivas extensões:

Rio Inhandava (220 Km)
Rio Apuaé (225 Km)
Rio do Peixe (305 Km)
Rio Jacutinga (168 Km)
Rio Irani (223 Km)
Rio Passo Fundo (265 Km)
Rio Chapecó (445 Km)
Rio da Várzea (425 Km)
Rio das Antas (220 Km)
Rio Guarita (242 Km)
Rio Peperi-Guaçu (260 Km)
Rio Turvo (260 Km)
Rio Buricá (205 Km)
Rio Santa Rosa (208 Km)
Rio Comandaí (214 Km)
Rio Ijuí (562 Km)
Rio Piratini (378 Km)
Rio Icamaquã (265 Km)
Rio Aguapey (453 Km)
Rio Ibicuí (675 Km)
Rio Quaraí (372 Km)
Rio Miriñay (460 km)
Rio Macoretá (211 Km)
Rio Arapey (245 Km)
Rio Daymán (170 Km)
Rio Queguay (300 Km)
Rio Gualeguaychú (270 Km)
Rio Negro (903 Km)

entre outros...

show more

Share/Embed