Ressonância em Taças de Cristal
30,352 views
0

 Published On Jun 8, 2018

Por que o copo de cristal emite som quando passamos o dedo em sua borda?

Porque, ao ser esfregado, o copo vibra como uma corda de violino. O segredo está em um dos seus componentes: o chumbo. O metal, além de dar brilho a esse tipo especial de vidro, consegue deixá-lo mais firme. Assim, em vez de o copo de cristal absorver a maior parte da energia provocada pelo atrito com o dedo, como faz um copo comum, acaba devolvendo parte dessa energia em forma de som. A sonoridade é tão agradável que é possível fazer música usando vários copos

Ao por duas taças idênticas com um pouco de água perto uma da outra. Colocando uma moeda ou um macarrão com 3 moedas sobre e o mesmo sobre a borda de uma das taças. Umedeça a ponta de seu dedo e esfregue-o com suavidade pela borda da outra taça. Se tudo der certo, você ouvirá um som grave e melodioso enquanto o arame começa a vibrar em ressonância com o som que você gerou.
O mesmo poderá ser feito com moedas ou pedaços de espaguete. Em primeiro lugar colocamos as duas taças juntas mas sem tocá-las. As duas taças deverá possuir a mesma quantidade de água.Em seguida, colocamos uma das pedaços de espaguete ou do canudo de refrigerante. Finalmente, molhe um dedo na água e esfregue a borda de uma das taças. Em poucos segundos as duas taças começarão a vibrar.

Explicação:esfregando repetidamente a borda de uma taça de cristal, ela vibrará emitindo um som que depende da quantidade de água que está dentro da taça. A segunda taça vibrará em ressonância. Você poderá ver a vibração da segunda taça, se colocarmos um objeto muito leve, que vibrará com ela. Como por exemplo os pedaços de espaguete ou moedas.

Trabalho Sobre Ressonância
Física II
Engenharia Civil
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goías
Isabela Magalhães
Thalía Gabrielle

show more

Share/Embed