BALSA NO RIO XINGU. NEGLIGÊNCIA DO MOTORISTA DA KOMBI CAUSA ACIDENTE NA TRAVESSIA]
Nois Pelo Mundo [Oficial] Nois Pelo Mundo [Oficial]
333K subscribers
2,102,769 views
0

 Published On Jan 21, 2022

Viagem de Kombi home pelo Brasil, atravessando a balsa sobre o Rio Xingú, próximo à Usina Hidrelétrica de Belo Monte e seguindo viagem para o município de Altamira, no norte do estado Pará.

Você pode nos ajudar compartilhando o vídeo, deixando um like ou deslike, comentando ou fazendo uma contribuição através do PIX.

⏩Chave do PIX: 91992835302(telefone)


Estamos na Expedição Transamazônica


A BR-230, também conhecida como Rodovia Transamazônica, é uma rodovia federal transversal do Brasil, com extensão implantada de 4 260 km. Foi criada durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici (1969 a 1974), sendo uma das obras inacabadas devido às suas proporções enormes, realizadas durante o período do governo militar. Ao extremo leste (na região Nordeste), se inicia na cidade de Cabedelo, no estado da Paraíba; enquanto que ao extremo oeste (na região Norte), se inicia na cidade de Lábrea, no estado do Amazonas.


Usina Hidrelétrica de Belo Monte, Pará


A construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte no curso do Rio Xingu gerou muita polêmica no que diz respeito à questão ambiental e à questão energética. De um lado, as populações tradicionais e as indígenas, bem como ativistas e grupos ambientalistas que questionam os impactos da construção dessa usina; de outro, o governo e outros ativistas que defendem a sua construção em prol do aumento da produção de energia no país e o fim dos temores de uma eventual crise energética. Uma vez concluída, Belo Monte se tornaria a segunda maior usina hidrelétrica do país, a maior 100% brasileira e a terceira maior do mundo, segundo dados do Governo Federal.


A Usina de Belo Monte foi construída ao longo do leito do Rio Xingu, na região norte do país, próxima à cidade de Altamira (PA) e custou cerca de R$ 25 Bilhões. Sua construção envolveu a elaboração de três sítios: Belo Monte, Bela Vista e Pimental. No sítio Pimental, foram implantados o vertedouro e o barramento, no sítio Belo Monte ficou a Casa de Força Principal e, no sítio Bela Vista, foi instalado um vertedouro complementar.


A projeção da geração de energia máxima seria de 11.233 megawatts (MW), entretanto, a produção da usina irá variar ao longo do ano, conforme as oscilações do nível das águas do Rio Xingu, de forma que a produção mínima não deve passar dos 4.751MW. O canal de derivação da usina (o curso d’água formado para levar água do vertedouro para a casa de força principal) será de 130 m de largura, 20 km de extensão e 27 m de profundidade.

Da energia produzida, 3,2% será destinada ao Pará, o restante será ofertado para o resto do país, principalmente para indústrias produtoras de alumínio.

show more

Share/Embed